​O QUE É TELERRADIOLOGIA?

A telerradiologia é o ramo específico da telemedicina, que através do uso de sistemas modernos de transmissão de imagens radiológicas digitais pela internet, permite a elaboração de laudos a distância (telelaudo) e segunda opinião especializada, ou seja, em local diferente do serviço onde foi realizado o exame.

A enorme evolução dos sistemas de informação e da computação em nuvem permitiu o acesso e o manuseio das imagens radiológicas remotamente, de forma rápida e segura, melhorando e ampliando a troca de informações, possibilitando ao radiologista atuar efetivamente em qualquer lugar onde o exame seja realizado, aproximando o profissional do paciente de forma espetacular, há poucos anos jamais imaginada.

A telerradiologia teve impacto enorme ainda na redução dos custos da assistência quando possibilitou o pagamento por laudo realizado, evitando a ociosidade do radiologista nos serviços de menor volume de exames, notadamente em clínicas e hospitais de pequeno porte.

COMO FUNCIONA A TELERRADIOLOGIA?

O médico radiologista responsável pelo laudo a distância recebe os dados clínicos e imagens radiológicas em uma plataforma Web (em nuvem) para a emissão de relatório detalhado, atuando ainda remotamente como suporte às atividades desenvolvidas na localidade do paciente, podendo orientar sobre a melhor maneira de realizar os exames e ainda esclarecer dúvidas e discutir os casos dos pacientes com os médicos locais solicitantes.

O QUE DIZ O CFM SOBRE A TELERRADIOLOGIA?

A Resolução n. 2107/2014 do Conselho Federal de Medicina determina que os exames de radiologia geral e especializada, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea e medicina nuclear podem ter seus laudos elaborados a distância (laudos online). O radiologista que emite o laudo de telerradiologia deve ser portador de título de especialista ou certificado de área de atuação, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina da sua jurisdição.

O GRANDE DIFERENCIAL DA TELERRADIOLOGIA

Entre os enormes benefícios da telerradiologia temos o auxílio diagnóstico a clínicas e hospitais de pequenas comunidades, distantes das cidades maiores, carentes de mão-de-obra para elaboração do laudo ou de segunda opinião em casos complexos, podendo utilizar profissional qualificado e especializado que normalmente estão concentrados nos grandes centros. Há enorme evidência científica que demonstra a efetividade clínica e o excelente custo-benefício da telerradiologia, contribuindo cada vez mais para sua aceitabilidade como prática rotineira no diagnóstico por imagem.

ALGUNS DADOS IMPORTANTES

55% dos hospitais e clínicas norte-americanos utilizam telerradiologia.
30% é o aumento na capacidade de liberação dos laudos nestes serviços.

© 2020 Diagnóstica. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec